Skip to main content
Atividades Abertas em 2020

O dramático caso da Talidomida. (Atividade de Recuperação - Terceirão - Agosto)

Mais
3 anos 7 meses atrás - 3 anos 7 meses atrás #33478 por Oton de Oliveira
A Talidomida é um medicamento muito perigoso se utilizado por mulheres em idade fértil porque causa más-formações nos braços e pernas e também nos órgãos internos do bebê desde o início da gravidez, mesmo na fase em que a mulher ainda não sabe que está grávida. Por isso, a Talidomida é proibida para mulheres grávidas ou com chance de engravidar. Caso o uso da Talidomida seja imprescindível para mulheres em idade fértil, alguns cuidados são obrigatórios e indispensáveis:

O tratamento com a Talidomida tem que ser acompanhado integralmente pelo médico;
Antes de iniciar o tratamento, o médico deve pedir exames laboratoriais para descartar a possibilidade de a paciente estar grávida.

Após a constatação da não gravidez, o médico vai prescrever à paciente o uso de dois métodos contraceptivos que devem ser utilizados simultaneamente. Somente após um mês do uso dos contraceptivos e a realização de novos testes para descartar a gravidez, é que o médico vai iniciar o tratamento com a Talidomida.

Seguir à risca todas as orientações médicas, pois se trata de uma substância que pode trazer danos irreversíveis à saúde do feto. A talidomida foi responsável pelo nascimento de mais de 10 mil crianças com má-formação em todo mundo entre as décadas de 50 e 60.

Responda a esta pergunta: quimicamente há alguma forma de usar a Talidomida que não apresente os riscos descritos? Elabore seu texto argumentativo.

Professor de Química
Ultima edição: 3 anos 7 meses atrás por Oton de Oliveira.

Por favor Entrar para participar da conversa.

Tempo para a criação da página:0.972 segundos
Powered by Fórum Kunena