Wolrd Music / 685 Views

Klymaxx foi criado e formado em 1979 por Bernadette Cooper (produtor/baterista/vocal); os outros membros originais incluíram Lorena Porter Shelby (vocal), Cheryl Cooley (guitarra), Robbin Grider (teclados) e Lynn Malsby (teclados). Joyce "Fenderella" Irby (baixo/vocal/produtor) juntou-se à banda mais tarde, antes da gravação de seu álbum de estreia. As mulheres desenvolveram seu som principal no ensaio, e continuaram com Cooper se tornando a figura da banda. Seu álbum de estreia Never Underestimate the Power of a Woman foi lançado em 1981, e seu segundo álbum foi Girls Will Be Girls.

No entanto, seu primeiro álbum a alcançar o reconhecimento nacional foi lançado em 1984, Meeting in the Ladies Room, com os 5 maiores sucessos da Billboard R&B "The Men All Pause", escrito por Cooper e Irby, e a faixa título. A auto-produção da banda "I Miss You", escrita por Lynn Malsby, tornou-se o sucesso pop da banda, atingindo #5 no Hot 100. Os vocais de Lorena Lung deram a Klymaxx um som claro e distinto, Bernadette Cooper adicionou a vibe de palavra falada e uma direção musical que se tornou seu som característico. Os críticos mencionaram que a voz de Irby era semelhante à de Michael Jackson,de acordo com o historiador musical Scot Brown.

Bernadette Cooper escreveu e produziu grande parte do material da banda, e posteriormente começou a escrever e produzir para outros artistas a partir de meados dos anos 80, incluindo Cheryl Lynn, Shalamar, Madame X e Mazarati. Posteriormente, ela assinou contrato com a MCA Records como artista solo, e lançou o álbum Drama According to Bernadette Cooper, com participações especiais de Teena Marie e Chuckii Booker.

O grupo se desfez em 1989,com alguns membros lançando outros álbuns. Após o rompimento houve um confronto legal envolvendo o uso não autorizado da marca registrada da banda por Cooley, levando à decisão de marca registrada Cheryl Cooley v. Bernadette Cooper e Joyce Irby. As senhoras concordaram e também, pela verdade No ato de publicidade musical, os membros podem fazer uma turnê, como Klymaxx, mas devem diferenciar qual versão adicionando seus nomes. Cooley apareceu, mas não foi permitido se apresentar quando o grupo apareceu junto em um episódio de 2004 de Bandas Reunidas do VH1.

Klymaxx oficialmente reformado logo após a série Bands Reunited e o episódio SNL com Halle Berry Retratando Cooper. Agora, membros individuais excursionam sob klymaxx com seu homônimo.

Klymaxx estava entre centenas de artistas cujo material foi destruído no incêndio da Universal de 2008.

Em 25 de junho de 2021, Klymaxx foi introduzido no Hall da Fama das Mulheres Compositoras. Bernadette Cooper e Lynn Malsby acusaram a organização de honrar a programação da turnê com Cheryl Cooley, cujas contribuições foram mínimas. Cooper, Malsby e Joyce Irby notaram que Cooley havia editado as ações de composição na ASCAP e sony Music Publishing,adicionando seu nome aos créditos de escrita ou tomando crédito exclusivo no banco de dados da ASCAP. No mesmo dia, a revista Billboard divulgou um artigo de acompanhamento trazendo luz à tentativa fraudulenta descoberta pela ASCAP e pela Sony ATV Publishing.

Related Videos